8 de maio de 2012

BENGALA.

Não sei se já tinha contado aqui, que fiquei totalmente cego em 2000 . Portanto , a 12 anos. Nunca fiz um curso de adaptação. fugi de tudo isto e do uso da bengala , por exemplo , como o diabo foge da cruz. A idéia de que a cegueira era uma grande escuridão , me deixava borrado de medo. eu não passava nem na calçada de uma instituição para cegos e não tinha nenhum amigo cego. Mesmo hoje , ainda não tenho. Não consigo ver nenhum. agora comecei um curso de Orientação e Mobilidade na fundação dorina Nowil . Sou o mais novo ceguinho do pedaço. eu que manjava um pouquinho do uso da bengala , daqui a pouco vou estar zanzando de bengala por aí. Um dia desses , quando andava com o Ulisses, meu instrutor , lembrei que caí em dois buracos , quando não sabia nada de bengala. Uma vez , caí num buraco da SABESP . ganhei um sapato novo , uma calça e uma camisa . O buraco era uma “ merda “ só. Até hoje sinto o perfume. Outra vez caí num buraco na calçada . propvocado por uma obra . Um prédio de apartamentos. Os operários riam da minha cara. fui salvo por um negrão , acompanhado da sua mulher. O cara era forte para caramba. ele me tirou do “ buraco “ literalmente . Os operários riam da minha cara e o mestre de obras também. O meu amigão , arrancou o tapume e tapou o buraco para que ninguém mais caísse. O mestre de obras se incomodou . O meu amigão , o chamou para briga. Pergunta se o mestre de obras desceu para encarar o meu amigão. Não era louco. Se eu tivesse de bengala, talvez, talvez , eu não tivesse caído nessa. Agora, com a bengala na mão ( sem malícia nenhuma ) , ninguém me segura. Minha mulher tem medo que eu me percaq por aí e ela não me encontre mais. Nem ela , nem o Ideal * meu labrador ) , nem o Paulo ( o motorista ). disse a ela que não se preocupasse. Eu me comprometi a ficar de olhos bem abertos. O perigo estaria naquelas senhoras bondosas que sempre ajudam o cego a atravessar a rua. O fato é que estou bengalando e isto significa mais autonomia , independência. Significa que eu vou poder ir a Missa na São Dimas sozinho. Que vou poder ir no buteco do alemão , sem o motorista ( ele é espião da minha mulher ). vou poder ir até para o inferno, sem precisar pegar na mão de ninguém. Se bem que eu gostaria de levar uma meia dúzia comigo. Quer ir junto? eu tenho uma coleção de bengalas . te empresto uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário